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POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO SOB O GOVERNO MILITAR PERUANO (1968-1980)

Autor(es):

MATTOS, Sérgio.

Assunto:

Políticas de comunicação. Globalização.

Sinopse:

Este livro aborda o desenvolvimento de políticas de comunicação social por parte do governo militar no contexto da ideologia da revolução e da história dos meios de comunicação peruanos. O golpe militar em 1968 foi dedicado ao desenvolvimento nacional, independência e mudança social. Seus líderes culparam a oligarquia pela pobreza e dependência do Peru na indústria estrangeira e, então, partiram para transformar a economia peruana. Sob a direção do General Velasco Alvarado, o governo militar promoveu a participação social e a solidariedade, rejeitando todas as formas de exploração e dominação oligárquicas. Em contraste com o que ocorreu aos meios de comunicação do Chile, no governo de Allende, a propriedade dos principais jornais e das emissoras de radiodifusão, pertencentes à Oligarquia, foram expropriados. O controle acionário dos jornais foi transferido para as organizações de trabalhadores rural, profissional, cultural, governamental, educacional e de serviços. A nova lei de telecomunicações serviu para reorganizar a estrutura econômica da indústria da televisão e para regular seu conteúdo, com o objetivo de utilizar todos os serviços como um instrumento para promover o desenvolvimento social e econômico. Em 1979, quando Velasco Alvarado foi substituído pelo general Morales Bermudez, o campo estava aberto para a devolução da mídia para as mãos privadas, supostamente porque as organizações populares não estavam prontas para aceitar suas respectivas responsabilidades. O livro, então, examina os esforços dos militares para criar seu próprio modelo de comunicação de massa em direção a uma nova ordem de informação e apresenta alguns dos sucessos e fracassos das políticas de comunicação dos militares que refletem as mudanças que ocorreram na sociedade peruana como um todo.

  • ISBN: 9788580050271
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Páginas: 208
  • Peso: 290g
  • Tipo de Capa: Brochura
  • Dimensão: 15x21cm
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