BUSCA

CADASTRE-SE

Assine a nossa newsletter e conheça as novidades da Quarteto Editora.

FILOSOFIA

Clique na imagem para aumentar. R$ 44,00 + frete COMPRAR

Atenção:

Os preços atribuídos aos produtos estão sujeitos a alteração sem comunicação prévia. O atendimento aos pedidos está condicionado à disponibilidade do estoque da editora e de seus fornecedores.

Disponibilidade e envio:

O envio das mercadorias disponíveis ocorrerá em até 05 dias úteis + prazo determinado pelo frete conforme disponibilidade em estoque.

TEMPO, HISTÓRIA E FICÇÃO: ENSAIOS SOBRE A ANTIGUIDADE E A IDADE MÉDIA

Autor(es):

LIMA, Marcelo Pereira; MUNIZ, Márcio Ricardo Coelho; CAVICCHIOLI, Marina Regis [Orgs.].

Assunto:

Filosofia. Historiografia.

Sinopse:

Este livro nos coloca face a face com o desafio de desvendar o que significa o nome “ocidente”. Na medida em que ao trilhar os capítulos nele reunidos, o leitor se aproximará de algumas encruzilhadas históricas decisivas. Durante a Antiguidade e a Idade Média, os caminhos que levariam a civilização ocidental a se cruzaram. As páginas fornecem pistas valiosas dos rumos seguidos pelas sociedades nos cruzamentos entre três grandes áreas da vida e do conhecimento coletivos: a história, as letras e a filosofia. Trata-se, portanto, de uma obra que reafirma a compreensão acerca da relevância da Antiguidade e da Idade Média para a intelectualidade brasileira. Uma iniciativa do Núcleo Nordeste do Vivarium – Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo, grupo formado por professores e alunos da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Federal de Alagoas a obra relembra-nos de uma importante premissa: para reencontrar a compreensão sobre o mundo não basta continuar e seguir adiante, é preciso refazer o caminho e, assim, traz em sua composição os seguintes artigos: Encheirídon de Epicteto: transmissão e recepção da Antiguidade aos nossos dias; Curso de vida em Homero: a questão da idade adulta; A Numismática e as transformações do Mundo Romano; Na ficção está semeada a história: acerca da elocução em prosa dos livros de cavalarias; Os concílios bracarenses e a normalização clerical: nuances do fortalecimento da instituição eclesiástica no reino suevo; O uso de documentos nas histórias eclesiásticas da Antiguidade Tardia; Antiguidade Tardia ou Alta Idade Média? A História Medieval e seus Pseudo-Embates de Gabinete; Livros de cavalaria em Portugal: a longevidade do gênero; A relevância da Antiguidade e da Idade Média para a universidade e a sociedades brasileiras; “Coisas que recreiam o ânimo e apuram o entendimento”: os livros de cavalarias no Portugal quinhentista; A expressão do riso na lírica medieval.

  • ISBN: 9788580050806
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Páginas: 220
  • Peso: 351g
  • Tipo de Capa: Brochura
  • Dimensão: 15x21cm
Quarteto Editora © Quarteto Editora 2012-2017. Todos os direitos reservados.

Loja Salvador - Bahia

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3213, Golden Plaza, sala 702, Iguatemi - Salvador/Ba
CEP: 41275-00

Atendimento e Vendas

(71) 3452-0210 contato@editoraquarteto.com.br

Institucional