BUSCA

CADASTRE-SE

Assine a nossa newsletter e conheça as novidades da Quarteto Editora.

EDUCAÇÃO

Clique na imagem para aumentar. R$ 35,00 + frete COMPRAR

Atenção:

Os preços atribuídos aos produtos estão sujeitos a alteração sem comunicação prévia. O atendimento aos pedidos está condicionado à disponibilidade do estoque da editora e de seus fornecedores.

Disponibilidade e envio:

O envio das mercadorias disponíveis ocorrerá em até 05 dias úteis + prazo determinado pelo frete conforme disponibilidade em estoque.

ALIENAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE? O PROFESSOR NO CENTRO DA CONTRADIÇÃO

Autor(es):

SILVA, Denise Vieira da.

Assunto:

Educação. Docência.

Sinopse:

O livro tem o objetivo de apresentar os resultados sobre o trabalho docente na Universidade Federal da Bahia. A pesquisa investigou o contexto das transformações do mundo do trabalho e a possível configuração de um processo de alienação do trabalho docente e foi constituída por documentos da UFBA, informações prestadas pela administração da Universidade sobre o quadro de docentes e pelas entrevistas realizadas com professores. Ao analisar os depoimentos dos entrevistados, a autora conseguiu tecer os fios da alienação a partir da realidade concreta da vida universitária hoje e de um Estado fragilizado em seu sentido público, dado o processo de privatização gradual em que vivem. São falas que revelam uma contradição entre alienação e autonomia. Alienação que se configura na subordinação da pesquisa ao mercado, na desqualificação do ensino em relação à pesquisa, nas formas imediatistas de fazer pesquisa, no isolamento e na concorrência estimulada pelo produtivismo dentro das instituições acadêmicas; nas formas de controle e de apropriação do trabalho docente realizadas pelas instituições de fomento; no recolhimento ao trabalho estritamente acadêmico, na recusa ao envolvimento com a política sindical, substituída pela política institucional. Um livro instigante e uma excelente contribuição para o debate acerca da luta para superação da alienação, da emancipação do trabalho do educador e por mostrar uma realidade coletiva da precarização das condições de trabalho.

  • ISBN: 9788580050820
  • Edição: 1ª edição
  • Ano: 215
  • Páginas: 290p.
  • Peso: 459g
  • Tipo de Capa: Brochura
  • Dimensão: 15x21cm
Quarteto Editora © Quarteto Editora 2012-2017. Todos os direitos reservados.

Loja Salvador - Bahia

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3213, Golden Plaza, sala 702, Iguatemi - Salvador/Ba
CEP: 41275-00

Atendimento e Vendas

(71) 3452-0210 contato@editoraquarteto.com.br

Institucional