BUSCA

CADASTRE-SE

Assine a nossa newsletter e conheça as novidades da Quarteto Editora.

HISTÓRIA

Clique na imagem para aumentar. R$ 44.00 + frete COMPRAR

Atenção:

Os preços atribuídos aos produtos estão sujeitos a alteração sem comunicação prévia. O atendimento aos pedidos está condicionado à disponibilidade do estoque da editora e de seus fornecedores.

Disponibilidade e envio:

O envio das mercadorias disponíveis ocorrerá em até 05 dias úteis + prazo determinado pelo frete conforme disponibilidade em estoque.

HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL: DISCUSSÕES E PRÁTICAS

Autor(es):

OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos; REIS, Isabel Cristina Ferreira [Orgs.].

Assunto:

História Regional. Historiografia.

Sinopse:

Este livro reúne artigos os quais refletem discussões sobre os campos da historiografia regional. Entre os textos da publicação: Cem anos sem Euclides? A presença de um intelectual na cultura brasileira (1909-2009) aborda o centenário da morte do escritor Euclides da Cunha; Querino, Rastros da memória, resistência na lembrança: Manuel Querino em a “Bahia de Outrora”, desfila, a partir da obra do autor, sujeitos e situações do cotidiano baiano; Depois da liberdade: tensão e conflito no pós-abolição, Bahia, 1888-1890, busca entender a lógica das tensões sociais após abolição do Recôncavo baiano. O texto Memória e histórias: interações possíveis desenvolve uma discussão em torno da narrativa histórica e os significados das relações entre trabalhadores e empresas multinacionais, no período de 1980 a 1998, na cidade de Jacobina, Bahia. Entre o local e o regional: trajetórias e tendências da história social no Brasil realiza uma abordagem sobre a trajetória da historiografia brasileira nos últimos vinte anos. Perspectivas historiográficas baianas: esboço preliminar de elaborações recentes e tendências hodiernas de escrita da história na Bahia apresenta a trajetória da historiografia baiana. Já em Um ‘santo’ tribunal na terra de todos os santos: visitando a inquisição na Bahia discute a intensificação da presença do Santo Ofício na América Portuguesa setecentista e a sua formação. A dimensão da memória na prática historiográfica se empenhou em sistematizar as principais formulações acerca da memória humana. História da Bahia, história do Brasil propõe uma reflexão em torno da história regional. Comarca do São Francisco: a política Imperial na conformação regional toma como objeto de estudo a Bahia e Pernambuco privilegiando a política imperial na conformação regional. Por fim, O lugar da história local na expansão dos campos históricos tece problematizações acerca do lugar da História Local na expansão dos campos históricos.

  • ISBN: 9788580050073
  • Edição: 1
  • Ano: 2010
  • Páginas: 248
  • Peso: 328g
  • Tipo de Capa: Brochura.
  • Dimensão: 15x21cm
Quarteto Editora © Quarteto Editora 2012-2017. Todos os direitos reservados.

Loja Salvador - Bahia

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3213, Golden Plaza, sala 702, Iguatemi - Salvador/Ba
CEP: 41275-00

Atendimento e Vendas

(71) 3452-0210 contato@editoraquarteto.com.br

Institucional